Guest Post - Ana Paula Almeida

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A amiga convidada dessa semana é a dona do Home doce home, Ana Paula Almeida. O blog da minha xará é super bacana e ela é blogueira de cathyguria, super dedicada e caprichosa.

Decoração x gastos

Quando comecei a gostar de decoração foi quando me vi idealizando o que seria a minha casa. Imaginava o quanto teria que gastar para construir o lar dos meus sonhos e pensava vai demorar muito até chegar onde eu quero. E depois, todas essas minhas certezas caíram por água abaixo.


A decoração está nos detalhes, nas pequenas escolhas que identificam a sua personalidade. Como disse a Lidiane (Bicha Fêmea) no guest post anterior, “os detalhes, os mais minuciosos, são o espelho da história de vida de quem mora ali”. Nossa...como ela tem razão. E foi o que fui descobrindo quando encontrei as infinitas informações que a blogosfera nos traz nesse sentido. Cada uma imprime no seu blog as suas escolhas, as suas ideias, as suas inspirações e cabe a cada um fazer um mix desse apanhado de referências.


Mas sabe outra coisa que também descobri nessa exploração pela blogosfera? Que dá para decorar sim sem doer tanto no bolso. São infinitas as ideias de reaproveitamento de móveis, de uso de objetos reciclados e até um novo jeito de utilizar algo que já existe na sua casa. É a febre do faça você mesma e o mais bacana é que não falta gente compartilhando o passo a passo (PAP) das reformulações maravilhosas que descobrem.


Essa onda de gastar menos não é algo exclusivo das blogueiras. No quadro Lar doce lar, do programa Caldeirão do Huck, o arquiteto Marcelo Rosenbaum tem uma gama de parceiros, como a Tok Stok, que deixam as casas reformadas parecendo um sonho. Mas, ainda sim, ele encontra móveis ou objetos da casa que são reformulados e reaproveitados, que ganham uma cara nova e não fazem feio perto dos móveis com design da Tok Stok. Quando o entrevistei para meu blog e perguntei se era possível decorar a casa com um orçamento curto, sua resposta me motivou ainda mais a buscar referências de reutilização. “Sim, acho que é possível até gastando quase nada. Mudar um móvel de lugar já faz uma grande diferença”, afirma. Para ele, as escolhas tem que privilegiar o seu gosto pessoal, sem se preocupar tanto com o que está na moda. “Pensem nas suas histórias de vida pra resgatar elementos significativos”, destaca o arquiteto.


Ainda nesse sentido surgiu a mostra de decoração “Morar mais por menos”, onde o desafio para arquitetos, paisagistas e designers é construir ambientes sofisticados e genuinamente brasileiros com preços acessíveis e, acima de tudo, dentro do conceito sustentabilidade.



 
Então se você está esperando aquela promoção no trabalho ou ganhar na mega sena para deixar a sua casa linda e maravilhosa como você sempre sonhou, fica a dica. Mexa-se e coloque a mão na massa, pinte você mesma se for necessário, troque os móveis de lugar, não espere para amanhã para morar no lar dos seus sonhos.

10 comentários:

Lidiane Vasconcelos 12 de janeiro de 2010 às 09:29  

ANAs, vocês arrasaram! :D
O guest post ficou super legal, e convida todas nós a "desencanar" da ideia de ter que seguir alguma tendência que nos roube nossos centavos para ter uma casa bonita. Não mesmo! Para a casa ser do jeito que faz a gente feliz não precisa a gente gastar horrores se a gente não puder. Tu depende de a gente se planejar e querer ser autêntico, paciente e honesto com a gente mesmo.
Ah! Muito obrigada pela citação no seu guest post, Ana. ;)

Roberta Mello 12 de janeiro de 2010 às 09:35  

Adoro essa exposição, é muito bacana as idéias alternativas baratinhas, um beijo

SANDRA REGINA 12 de janeiro de 2010 às 10:18  

muito legal. amo essa ideias q fazem do nosso ninho um lugar unico e aconchegante e com economia!!!

Luciana Casado 12 de janeiro de 2010 às 10:19  

Adorei o texto, tudo a ver com o nosso mundinho faça-vc-mesmo-blogsfera! Parabéns!!!

Tauana 12 de janeiro de 2010 às 11:20  

Que lindo esse texto, adorei!!
Realmente essa história do mexa-se e coloque a mão na massa é ótimo!!
Eu adoro esse mundo da blogosfera, porque sempre dá um up no nosso dia rs!!
Bjokas!!!

12 de janeiro de 2010 às 15:39  

Lindo o post.
E linda suas criações.
beijos,

Tania Forti 12 de janeiro de 2010 às 15:52  

É isso aí, Ana,o prazer de decorar nosso cantinho com coisas feitas por nossas próprias mãos é inigualável, tem tudo a ver comigo.Saber que há esse reconhecimento por parte de profissionais como o Marcelo é de dar orgulho na gente, que costuma por a mão na massa.Adorei o post.
Bjo
www.xodepress.blogspot.com

Unknown 12 de janeiro de 2010 às 19:02  

AMEI o post!
Tudo verdade.
Tantas idéias em blogs pelo mundo, de DIY(do it yourself), adooro!
Bjo

Ana Carla 12 de janeiro de 2010 às 23:07  

Ana
Adoro "decoração alternativa" aqui em casa, namorido que é arquiteto fez alguns dos movéis com madeira da obra que iriam para o lixo.
bjos

Telma Maciel 14 de janeiro de 2010 às 13:48  

Perfeito o post! Realmente, a gente fica vendo aqueles ambientes lindos e luxuosos e fica querendo copiar. Mas às vezes nem percebe q o tal ambiente lindo e luxuoso tem nada a ver com a gente... Eu sou a favor da reutilização. E gosto mto de coisas mais antiguinhas, o que ajuda tbm, rs. ADOREI msm!

Postar um comentário

A Casa recomenda

Selo Vila

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP