Dona Edite sempre fala que nunca teve uma casa arrumada,que meu avô não ligava pra decoração e o que tinha era somente os móveis básicos, sem vazinhos de flores nem quadros na parede.
Depois de um tempo sonhando com lindos lençois de linho, aquele sofá confortável, um tapete persa e algumas cortinas floridas, ela desistiu e perdeu o gosto pela coisa.
Toda vez que chego em sua casa, ela me conta a mesma história e a culpa é sempre do meu avô, claro. No final nunca esquece de me perguntar: "Sua casa ta decoradinha minha filha?"
Todos os quartos tem walk-in-closet, que é um pequeno quartinho só para guardar roupas e outras coisas que precisar.
Quarto dos filhos
Um outro angulo do quarto do meu filho. Esses Legos pelo chao e porque ele coleciona tudo que eéde Star Wars.O closet dele ja está cheio, e eu tenho medo de comprar uma escrivaninha e ele encher com esses bagulhos!
Quarto do casal
Corredor
Na minha sala não tem corredor fechado. Esse corredor que liga o lado sul ao lado norte. No norte está os dois quartos das criancas e um banheiro, e no sul meu quarto, meu banheiro, e o quarto de visita.Lá embaixo a sala!
Studio
Meu marido fica louco com esse cômodo, acha uma eterna bagunça! O que posso fazer? Se é aqui que tudo acontece, e aqui que desenho, pinto, faço bijuterias, etc.Também é aqui que as crianças veem p/ fazer arte, e trabalhos da escola.Sem contar que e o lugar favorito dos gatos p/ tomar sol.
Escritório
Esse e o escritorio do meu marido, ha ha ha... Nada parecido com o meu!
Banheiro do Casal
Aqui também tem skylight para aproveitamento maximo de luz natural.
A porta pequena e um closet para as coisas de banheiro. A porta da direita vai para meu quarto, Para o lado esquerdo é o walk-in-closet, ou seja, quem acorda primeiro entra no banheiro, toma banho, vai ao closet e se arruma, sem fazer nenhum barulho e atrapalhar o outro que dorme.
Essa pia e um movel antigo reaproveitado . Gostou?
Lavanderia
Um tanque e os armários de material de limpeza. Lavadora e secadora. Aqui não dá pra usar varal devido ao clima maravilhoso.O closet é para casacos e sapatos usados diariamente. Tudo na saída para a garagem.
Simony querida, muito obrigada em dividir com a gente sua linda casa. Tenho certeza que muitas pessoas irão se inspirar.Todas ficamos babando!
Acho que foi super válido compartilhar com vocês um outro estilo de moradia e decoração. Espero que tenham gostado.
E como somos abusadas até o talo, estamos nos convidando também para uma visitinha em sua casa, quem topa?? Pode mandar o convite para o email: acasaqueaminhavoqueria@gmail.com
Hoje estamos fazendo uma visitinha internacional, nos Estados Unidos,. Pegamos o nosso jatinho particular, porque não somos fracas não, e estamos visitando a casa da arquiteta e artista plásica Simony Silva.
Como a casa é enoooorme, praticamente do tamanho do meu bairro (rs), vou dividir a postagem em duas partes. Aqui vocês conferem o hall de entrada, sala de estar, sala de jantar, cozinha e copa. Amanhã postaremos a parte 2, ok??
A Simony conta que, como arquiteta, sempre sonhou em construir sua casa do seu jeito e explica um pouco aqui pra gente sobre as escolhas de toda a sua decoração.
Por Simony Silva
O que eu mais procurava era luz natural e espaços abertos. Uma sala ligada a outra para dar mais amplidão e movimento.
A casa é vazada de Leste a Oeste, pegando assim o sol nascente e poente. A luz interior e sempre igual a luz exterior, porque alem das janelas grandes que vão até o chao, a casa também contem várias "skylights", claraboias.
Hall de Entrada
Atrás dessa parede esta a sala de estar, a escada que desce ao basement, e do lado direito a escada que sobe ao segundo andar.Coloquei essa parede ai para dar privacidade a sala de estar, nao gosto de abrir a porta e a visita ja ver a casa inteira, etc.
Pintei esse quadro gigante, ele dar impacto visual, da pra vê-lo da rua!
Sala de Estar
As fotos da sala foram tiradas em epocas diferentes.Vocês vao notar que em algumas delas, a paisagem la fora esta verde, entao é verao.Quando vocês verem flores dentro de casa, é a primavera, e quando verem a árvore de Natal, lógico era dezembro e muito frio.
Vão notar tambem que os quadros nas paredes e arranjos nas mesas estão sempre mudando. Adoro experimentar modos novos de decorar o mesmo espaco. Nao vou trocar os moveis grandes todo ano, mas os acessorios estao sempre rodando.
Sala de Jantar
Aquela porta a direita e uma antiguidade que comprei a pouco tempo. No meu blog tem a estória da dita cuja
Cozinha e Copa
O layout aberto e porque aqui quem cozinha sou eu, e nao gosto de ficar trancada num quadrado, isolada do resto da familia enquanto cozinho. Na bancada do centro está o fogão, onde trabalho e converso com as crianças enquanto eles comem o café da manhã, ou fazem o lanche da tarde ou tarefa da escola.
O estilo é da cozinha e French Country, ou seja, Francês rústico tipo casa de campo. Adoro móveis rústicos e antiguidades da Europa, vocês vão achar pela casa toda esse tipo de arranjo.
Em dia de festa, como sempre os amigos se concentram na cozinha!Essa bancada é onde coloco as bebidas e aperitivos, e onde eles se sentam pra conversar e ver a gente preparar as comidas.
Cabinetes creme e ilha marrom... Devem estar pensando....Por quê???
Porque no estilo rústico de campo, as cozinhas na França e Itália são sempre assim, um acúmulo de móveis de épocas e gerações diferentes.Eles preservam tudo e passam de pais para filhos, então muitas vezes você vai achar nas casas deles uma mesa verde, uma cadeira branca, um cabinete marrom, e assim vai.
Essas peças não são antigas mas a ideia era de "fingir" ser antigo.
Pessoas, estou babando na casa da Simony, lindíssima e chique ne? E não falei que era enooorme? Ainda tem mais, depois publicaremos os quartos, escritório, studio da Si e banheiros.
O que mais me faz feliz em ter um blog são as amizades que eu já fiz e faço diariamente. Só pessoas gentis e queridas. Por isso, posso ter o luxo de também ir visitá-las um dia ou outro e isso é muito bom. Me fale se tem preço, uma pessoa confiar em você a ponto de abrir as portas da sua própria casa e deixar que você tire os sapatos, deite no sofá, como um pedaço de bolo e ainda bata um papo super legal em um final de tarde??
É assim que eu me sinto quando essas minhas amigas e leitoras atendem aos meus pedidos com todo carinho do mundo.
Eva querida, obrigada por nos mostrar a decoração lindíssima da sua casa, tenho certeza que vai inspirar muita gente, da mesma forma que me inspira aqui...
Por Eva
Bom falar da minha casa é falar de mim literalmente, a forma como interajo com ela fala dos meus anseios, dos meus medos, das minha alegrias e das minhas tristezas. Fala do meu tempo, fala de mim.
O interessante (ou não) é que a maioria das pessoas “mexe” na casa pra se sentir bem depois, pra trazer mais conforto, mais personalidade ou aconchego, eu também quando faço procuro estes resultados, mas não são eles que me motivam. O que me motiva é o ato em si, é sair da mesmice e mudar o visual da casa eu mesma.
E pra comprovar se ficou como eu queria só depois da foto. É na foto que eu enxergo se o que eu queria era aquele resultado, se a foto não ficar boa eu mudo e mexo até ficar. E funciona! Sempre que eu acho que algo não encaixa como eu quero é a foto que me dá as respostas, muitas vezes trabalho a foto no computador para experimentar como ficaria o resultado.
Outra coisa que é bom deixar claro é que a menos que você vá à minha casa mais de uma vez a cada 15 dias ou que eu esteja completamente sem tempo, sempre terá algo diferente, seja na ocupação dos espaços, na localização dos móveis ou na cor das paredes, alguma coisa com certeza estará diferente.
Acho que isso se deve a minha natura inquieta, o estático me irrita. Gosto do dinâmico. Então móveis e coisas sempre no mesmo lugar me irritam, me irritam de verdade, me deixam incomodada, enquanto eu não mudar não sossego.
Bom e aí reside um problema: Até o presente momento eu sempre morei em casa alugada e sempre quis ter uma casa colorida, sempre achava liiiiiiinda as fotos de casas com cor e sonhava. Fui perdendo o medo e colocando uma corzinha aqui e outra ali, timidamente, numa parede que depois fosse fácil de pintar por cima. Até que mudei pra uma casinha pequeninha mas pra mim deliciosa no Poço da Panela (um bairrozinho charmoso e tranquilo de Recife, que mais parece uma cidade de interior). E uma historinha de amor pela casa começou. Ficamos esperando ela desocupar por 3 meses, mas sem saber ao certo quanto seria esse tempo, depois de desocupada, vimos que a casa estava muito destruída e tivemos que partir pra reforma (mesmo sendo alugada, resolvemos investir na nossa qualidade de vida), conversamos com a proprietária, vimos daqui e dalí o que dava pra ser feito e então um laço foi se formando, a casa não era minha mas eu me sentia pertencente a ela. Sem perceber eu tinha a minha casa colorida, e me sinto a vontade pra mexer e mudar o que eu quiser (quase tudo – não posso quebrar os janelões do meu quarto e transformar em portas para o quintal)!
E hoje eu tenho minha casa colorida, ela não é perfeita, até porque com tanto muda muda sempre tem algo que parece estar “sobrando”, mas a casa é o meu espaço e se nela me sinto bem é o que importa. Ela não tem móveis planejados, muito menos projetos de decoração e etc. e tal. Mas eu a amo e adotei uma frase que vi no filme “os meus os seus os nossos”: casa é um lugar para livre expressão e não para passar boa impressão.
Falou e disse Evinha, me identifiquei muito com tudo que você escreveu e sou total a favor de toda essa ideia da nossa casa ser o nosso mundo, livre e marcado pelo que somos.
Agora tenho que fazer meus "coments", porque eu não seguro a boca... e os dedos:
Hall de Entrada
Já comecei babando, hahaha, que móvel é esse? E a ideia da moldura interagindo com o adesivo??
Sala
Super aconchegante e colorida, do jeito que a gente gosta,rs. A pintura na parede ficou linda, feita pela própria dona da casa (ela não é fraca não), a gaiolinha pendurada deu um toque todo cut, a disposição dos quadros "unindo" o canto das paredes, as almofadas de diversas estampas...
Cozinha
As prateleiras super multi-uso, prestem atenção: Além de guardar os cereais e condimentos, elas possuem duas hastes cada. Nas superiores, a Evinha colocou o papel alumínio e o papel filme, nas inferiores, ganchinhos para pendurar panelas, escumadeiras, colheres e afins. Show!
Área Comum/ Escritório
Que janelão é esse Brasiiil?? Tuuuudo!!!
Aqui em casa também fiz somente uma faixa na parede, ao invés de pintá-la completamente, fica super legal, sem contar, que esse azul tá um poder ne?
Detalhes
Quarto do Casal
Não é todo mundo nessa vida que tem uma cabeceira de tecido de poá, a Evinha tem e feita por ela mesmo. E taí duas opções legais para o criado mudo: banquinho e nicho...
Quarto da filhota
E o quarto da Isa é lindo de viver e dispensa qualquer outro comentário ne?