Cozinha intelectual

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tenho um único livro de receitas, àquele grandão da Dona Benta , com trocentas mil opções de pratos de tudo quanto é tipo e qualidade. Comprei numa época em que eu acreditava ter nascido para as panelas assim como as panelas teriam sido inventadas para o meu desenvolvimento profissional e artístico com as comidas. Depois de constatar que tudo não passava de ilusão, peguei meu bloquinho onde tenho anotado uma relação de atividades que sou um fracasso e marquei mais um "X ".

O livro ficou jogado dentro do meu rack (pobreza é ter um rack viu?), assim como a minha vontade de seguir essa vida cozinhando, e isso me aflige, porque o livro é bonito, tem receitas boas e é de uma velhinha simpática . Diversas vezes já pensei em colocá-lo em um lugar visível aos meus olhos, sabe como é né...tentar me animar com algum bolo diferente que não seja o de milho que ninguém mais aguenta, mas não encontro um lugar de respeito para a minha bíblia culinária.

E seguindo nas minhas andanças de pesquisas por esse mundo que não me deixa dormir na hora certa (o mundo virtual), encontrei umas cozinhas bem dignas, que reservam em sua decoração um lugar tranquilo e aconchegante para os exemplares, olha só:

Uma prateleira do armário só pra eles:



Nesse caso, palmas pra essa decoração, de cabo a rabo ne? O armário com portas de vidros (super importante para não engordurar os livros), o móvel logo abaixo, que além da sua principal função ainda ajudar a apoiar a receita na hora da leitura, e esse painel feito com rolos de massa, super originais. Abalou o bangú!


Tudo bem que eu tenho um livro só, mas vai que algum chef de cozinha passa por aqui e curte a ideia ( Né Tamy?). É uma biblioteca-cozinha ou uma cozinha-biblioteca?? Chique.


E tem opção mais comum? Not.


Dá até pra investir em um escritório completo. O perigo é não parar de comer o dia inteiro,rs.


Vamos combinar que não precisamos fazer esse charminho de cozinha intelectual somente com livros de receitas, qualquer livro é livro e vai ficar bacana de decoração do mesmo jeito. 
E vocês, onde guardam os livros de receitas? Só não me digam que estão jogados  no rack da sala, por favor!

***Vovó nunca teve um livro de receitas, taí uma coisa que ela fez questão de não aprender.Apesar de tudo, ela não foi uma Amélia de verdade.


Imagens: Better Homes anda Gardens,
Estou com um problema sério com o We heart It, site onde guardo as referências das minhas fotos, a página não carrega de jeito nenhum, por isso, fico devendo as outras fontes das imagens, sorry!

22 comentários:

Tamy 18 de fevereiro de 2010 às 10:09  

que bom que vc gostou do quartinho!!!

Queridona, já pedi para marido... na próxima casa quero uma cozinha-biblioteca!!! hahahaha


beijos

Tamy 18 de fevereiro de 2010 às 10:11  

ah! e olha só... basta um convite para visitar o Rio com direito à hospedagem (oi?) que eu cozinho para vc na sua casa!!! hahahhahahaha beijos

Anônimo,  18 de fevereiro de 2010 às 10:15  

Ola Ana... Estou passando por aqui para parabenizar o seu blog... Amei e passei a manha lendo... O Mulheres (Im)Possiveis ja esta nos meus Favoritos a tempos e agora A casa que a minha avo queria tambem... =)... Entre as amigas sou famosa por sempre chegar contando historias que achei em tal ou tal blog que sao sempre a minha cara e ja ja estarei falando do seu... Estou me formando em Arquitetura e as dicas sao super validas... Fotos lindas e textos super agradaveis... Parabens!

Carol 18 de fevereiro de 2010 às 10:16  

Tenho mini livros Dona Benta, outros livrinhos brindes de saladas e sobremesas e ainda um caderninho onde anoto receitas que me interessam, todos ficam dentro de uma gaveta na cozinha, não gosto de livros expostos em lugar nenhum da casa, nem nada parecido com biblioteca, junta muita poeira, meu tempo é corrido, livros da faculdade ficam em baús de palha quando não estão sendo usados e prefiro assim. Mas acho que pra quem gosta desse ar de biblioteca, coleção ou algo parecido deve deixar os livros impecavelmente limpos pra não estagnar as boas energias do ambiente.
Beijos

Ro 18 de fevereiro de 2010 às 10:24  

Ana , eu amei esse escritório.
Vou ter que comprar uma casa só pra por ele.
O jeito é correr na lotérica e fazer uma fezinha.
Mil beijos.

Tania Forti 18 de fevereiro de 2010 às 10:28  

Oi, Ana, cada ambiente de sonho, hein?Qdo mudei pra casinha, tava louca pra ver logo td no lugar, q não projetei tão bem assim minha cozinha. Meus livros de receitas ficam escondidos num armário, e, de fato, a gente acaba se esquecendo deles. Mas o que é essa última foto ai? Foi feito pra mim, vou dar um ctrl+c já!
Bjos

Eliane 18 de fevereiro de 2010 às 10:40  

Eu ainda não tenho cozinha e meu livro de receita se resume a um antigo caderno com receitas herdadas inclusive de minha Avó mas agora que vc falou vou começar a procurar um livro pra mim e um lugar pra ele beijos as duas e ao bebe.

Roberta Mello 18 de fevereiro de 2010 às 12:09  

Ana, não sei se serve de consolo, mas tenho 30889080 mil livros de receita e sempre vou para internet procurar uma receita nova kkkkk....e isso é glamour??? rssss....as imagens são lindas, todas!! beijocas

Isis 18 de fevereiro de 2010 às 13:39  

Amei a segunda e a penúltima, mas talvez seja melhor ficar com a última que tem um espaço pro notebook....rsrs
Quanto ao livro da Dona Benta...
Pelo amor de Deus! Não se desfaça desse livro. Se for a edição mais antiga então, guarde como obra rara!Tem uma lista de utensílios de cozinha que nem existem mais. Esse livro é o sonho de qualquer colecionador!
Já passei pela experiência de frequentar um curso para cozinhar profissionalmente. Foi ótimo; lá descobrí que eu gosto mesmo é de cozinhar amadoristicamente....rsrs
Minha amiga Maria Lúcia do blog Asas da Imaginação postou uma dica de um livro da Rita Lobo que eu acho que vc poderá gostar. O blog da Maria Lúcia é cheio de fofuras (viagens que fez pelo mundo, culinária, artesanato etc). Se puder dar uma passadinha lá. Creio que vc vai gostar de conhecer!
Bjos...

TATI LUPATINI 18 de fevereiro de 2010 às 13:49  

Oi queridona, passamdo pra retribuir a visita.
Sobre a pergunta feita, sim são meus filhotes.
Bjs e programe um tempinho pra vc de vez em quando é bom..

Só Quero festa! 18 de fevereiro de 2010 às 14:13  

eu quero uma cozinha assim, com balcão amplo para fazer meus cakes e meus cookies!!!!!!!!!!como diz a princesa do filme A Princesa e o Sapo, olhando para a estelinha:me atende, me atende!

Telma Maciel 18 de fevereiro de 2010 às 15:13  

Ah... eu tenho mtas receitas no pc. Pretendo fazer um livro de receitas. Mas se quase nem cozinho!!!
Na verdade eu adoro cozinhar, mas sou preguiçosa... hehehe
QUANDO eu tiver uma casa, planejo lugares bacanas pra colocar os livros de receitas! quando... rs

Fran 18 de fevereiro de 2010 às 16:23  

Ontem mesmo assisti ao filme Julie & Julia e pensei "como alguém tem tantos livros de culinária?", bem no início, em que ela coloca os livros em uma caixa. Agora vejo que isso pode ser muito mais comum do que eu penso. Talvez eu deva comprar alguns pra mim e aprender a cozinhar mesmo, parar de enganar. hehehe
Lindas as fotos.
Beijos

http://utilidadesemcasa.blogspot.com/

Anônimo,  18 de fevereiro de 2010 às 16:42  

Oi Aninha!

Gostei das cozinhas, mas aquela com um mini-escritório foi um pouco demais.. uahauhauahuaaah
eu, apesar de ser um palito de gente, adoooro assaltar a geladeira durante o dia, então essa seria a minha perdição! ehehehe.

Eu tenho livros de receitas sim (nossa, falando assim parecem milhares, né? Na verdade só tenho uns 5!!) mas a maioria é de receitas de família.. sabe aqueles livrinhos que passam da avó para a mãe e da mãe para a filha? Comigo foi assim.. receitas escritas por elas mesmas ou copiadas.

Por falar nisso, postei uma receita no meu blog que eu vi no Mais Você.. espero que goste.

Bejo, flor. ;D

♥ Elaine Veiga ♥ 18 de fevereiro de 2010 às 17:43  

Oi Ana,te enviei um e-mail.
Beijos
Nani

Sandra Lima 18 de fevereiro de 2010 às 17:52  

Oi Ana, tem selinho pra você lá no blog!
Beijos!

Beta Bernardo 18 de fevereiro de 2010 às 18:41  

É cada cozinha.. ai ai... eu quero! rs.
Bjks, Beta

Elaine Canha 18 de fevereiro de 2010 às 19:47  

KKKKKKKKKKKKKKK
Meus livro e revistas de culinária estão exatamente lá...

Katia Bonfadini 19 de fevereiro de 2010 às 06:46  

Oi, Ana! Adoro a ideia de ter livros expostos na cozinha! Até porque existem tantas capas lindas dignas de ficarem expostas mesmo! Eu comprei na Etna umas prateleiras brancas fininhas que servem pra livros e quadros, acho que oxupam pouco espaço e são ótimas pra cozinha! Beijão!

Cris Ventura 20 de fevereiro de 2010 às 18:07  

Oi Ana! Uau, será que todos esses livros viram comida mesmo ?! ;-) Adorei a postagem, criativa! Em breve falarei sobre cozinhas e feng shui lá no canto. Beijos!

Allan Robert P. J. 21 de fevereiro de 2010 às 05:30  

Aprendi a cozinhar com minha mãe, com nove, dez anos. Em casa o cozinheiro sou eu, apesar da minha esposa ser chefe de cozinha. Livros sobre culinária? Muitos. Inclusive o Dona Benta. Mas elas gostam mesmo é das minha invenções. :)

Postar um comentário

A Casa recomenda

Selo Vila

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP