Psicologia, coleção e bazares

domingo, 31 de janeiro de 2010



***Na revista Mente e Cérebro deste mês saiu uma matéria super interessante sobre "Psicologia para decoração" falando da relação que temos com  o nosso lar e das formas que o nosso "eu"  manifesta-se através das escolhas que fazemos de cores e objetos. Para  quem curte o assunto, super recomendo.

Um dos trechos que mais me chamou a atenção é o que segue: 

"Cada espaço possui um significado psicológico: a sala tem conotação social, das trocas, das relações; é o local onde se faz a transição entre o interno e o externo, onde se utilizam máscaras sociais na intenção de revelar aos outros quem desejamos ser. A sala de jantar carrega um aspecto formal, onde se busca a socialização da família com os seus convidados, estão implícitos a organização e as normas de etiqueta. Já a cozinha representa o útero da casa, o afeto, a nutrição, é também o espaço das transformações profundas. Os quartos são os lugares onde se sonha e onde a sexualidade pode ser expressa de forma mais livre – referem-se ao inconsciente, à subjetividade, ao corpo e aos prazeres. Sentar na cama de outra pessoa sem que haja proximidade suficiente para isso é uma indelicadeza, uma vez que o leito é um lugar de intimidade, que resguarda sonhos e segredos. Já o banheiro é o espaço do desnudamento, onde se tiram as roupas e as máscaras sociais se desfazem, tornando o indivíduo mais vulnerável, e surge a imagem do verdadeiro eu, frágil e sem artifícios."

A matéria foi escrita pelo mestre em arquiteura Glaucus Cianciardi. Quem quiser conferir na íntegra, só clicar aqui. 

***Viram a nova coleção que será lançada pela Folha de S. Paulo?? Especial Decoração e Design, imperdível. Aqui no Rio ainda encontro em algumas bancas e livrarias, mas sei que em alguns estados é complicado encontrar, então, a compra pode ser feita online. Temos duas coleções aqui em casa do mesmo jornal (uma sobre artes e outra sobre museus, por conta de marido) e garanto a vocês que a qualidade é de primeira.
***Vemos muitos "Before-After" em sites e blogs estrangeiros e admiramos, mas a maioria de nós (inclusive eu) , não temos o hábito de restaurar e reaproveitar um móvel antigo, muito menos de frequentar bazares..Apesar da matéria da revista Vida Simples ser bem antiga, (leia aqui) vale a leitura sobre a prática. Quem souber endereços em sua cidade  de verdadeiros garimpos, manda email pra gente. Daria um bom post pra todas nós.


12 comentários:

Fê Dutra 31 de janeiro de 2010 às 21:50  

Ana recebi um e-mail sobre esta reportagem que uma amiga minha do Sul me enviou, mas o link estava corrompido e não pude ler. Adorei passar por aqui e achar o link correto para a reportagem. Uma super coencidência.
Quanto a nova coleção da folha, não sabia, valeu pela dica.
Com carinho.

none 1 de fevereiro de 2010 às 00:11  

Eu concordo perfeitamente com o que foi dito sobre as nossas casas,eu acho que a forma como voçê decora fala demais de voçê,eu me descobri séria demais.....vi que não gosto de correr riscos....que sou um pouco prudente de mais.
Beijos
Deusa
http;//vasinhoscoloridos.blogspot.com

Vanessa Romanelli 1 de fevereiro de 2010 às 00:43  

Boa Ana!!!!!É incrivel como temos atitudes subjetivas ne!!! beijos!

Isis 1 de fevereiro de 2010 às 00:56  

Adorei a matéria que voce linkou.
Indiretamente tenho falado bastante nos meus posts sobre o assunto morar bem e a busca por um espaço que possa ser chamado "lar".
Recebí por e-mail um link pra este blog, talvez te interesse:
http://blog.eco4planet.com/2009/12/casa-de-garrafas-e-curiosa-e-ate-bonita-mas-e-ecologica/
Eu amei a casa.
Beijos...

Marina Mott 1 de fevereiro de 2010 às 05:22  

Adorei o pedacinho que você destacou aqui da matéria. Vou ler inteira! Obrigada por partilhar!!Bjs

c r i s 1 de fevereiro de 2010 às 08:24  

Oi Ana, adorei a dica, também tenho algumas coleções da Folha e é de ótima qualidade...
Bjo e boa semana!

Amanda 1 de fevereiro de 2010 às 09:12  

Adorei esta postagem ! adorei... Bjs

Unknown 1 de fevereiro de 2010 às 09:58  

Valeu a dica, Ana! :D
Bjocas,
Carol

Telma Maciel 1 de fevereiro de 2010 às 11:40  

Muito bom o post triplo, Ana! Essas da psicologia das cores na decoração, vi um pouquinho, o mínimo, no meu curso. Pq vi pscicologia das cores geral. E com certeza influencia msm! Mas gostei de ler sobre o que cada ambiente da casa reflete da gente. Mto bom!

Ro 1 de fevereiro de 2010 às 11:57  

Ana , está confirmado: eu sou um caos.
Nunca vou conseguir decorar nada certinho , seguindo um tema ou uma cor , vai ser sempre uma mistura de tudo e nada.
Mas nem ligo , assim como eu minha casa está sempre mudando. ainda bem que ela é bem presa no chão , ou eu era capaz de virar de cabeça pra baixo...kkkk
Mil beijos.

Ângela 1 de fevereiro de 2010 às 13:37  

Oi Ana, posso dizer que é muito bom vc. fazer o velho ficar novo, e dar vida ao que parece não ter, faço isso com frequência, adoro reciclar móveis deixa-los novinhos em folha, faço isso na minha casa, e nos meus projetos sempre que possível. Os bazares da Casa André Luiz,Fundação Dorina Nowill, e o Bazar Samburá, são ótimos e sempre tem coisas bem legais. Aproveito para dar uma dica, móveis antigos e reciclados em uma decoração mais comtemporânea dão toques especiais, um baú, uma mesinha, um criado, e outras pecinhas fazem toda a diferença.
Adoro seu blog,beijocas e parabéns.
Angela (www.coisinhasdege.blogspot.com)

Blog de Artesanato da Vila do Artesão 2 de fevereiro de 2010 às 13:14  

Oie Ana.
Você tem toda a razão quando diz que ainda não temos o hábito de transformar móveis antigos e dar à eles uma cara nova. Mas acredito que isso está mudando.
Outro dia estive comentando com a Talma sobre os brechós daqui de João Pessoa. Tem uma rua, a Rua da República, que tem uma porção de lojinhas de móveis usados, onde é possível encontrar peças incríveis. O problema é que eles acham que são antiquários, e tornam o preço inacessível.Mas ainda assim é uma dica pra quem gosta de encontrar surpresas inesperadas num cantinho escondido.
Beijos,
Cris Turek

Postar um comentário

A Casa recomenda

Selo Vila

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP