Possível e brasileiro

domingo, 18 de outubro de 2009

É praxe, a maioria dos blogs que falam sobre o lar doce lar, decoração e afins, usam  imagens lindas de casas maravilhosas tiradas de revistas e sites glamorosos. Consequentemente encontramos posts bastante parecidos, com as mesmas ideias e inspirações, em blogs diferentes. Já aconteceu comigo e é comum, nada demais ne? Um monte de gente se identifica com aquilo ali e pimba...posta todo mundo a mesma coisa.

Mas sabe qual a impressão que tenho disso tudo?  É de admirarmos algo bem diferente da nossa cultura, bem diferente da minha casa e da sua. Até porque aqui temos as nossas particularidades, desde o clima até os produtos que estão disponíveis no mercado nacional. E prestem atenção: Não vejo nenhum mal em  buscarmos fazer a decoração do nosso cafofo buscando inspiração na  decoração regional ou do leste europeu, o que importa é que fique com a nossa cara neh?  . Mas tenho que admitir que as inspirações possíveis são as mais interessantes.Tem coisa que não rola gente, é pra foto de revista e catálagos de lojas.

Essa conversa toda é só pra falar que hoje eu dei de cara com essa imagem e pensei: "Poxa vida, que ambiente brasileiro, tão fácil encontrar um cantinho assim logo ali na casa do meu vizinho". Tudo tão familiar : a mesa (mesinha de interior), a cortina do balcão (tecido tão comum), as panelas de inox (frequentemente encontradas em toda cozinha), o escorredor de pratos, os potinhos de mantimentos na prateleira, cesta de frutas em cima da mesa, bandejas com copos de cabeça pra baixo.

Pronto, parei e fiquei olhando encantada as imagens. Logo, falei com vovó no msn e ela deu sua opinião: "É Nana, ta bem a nossa cara, é uma versão melhorada da casa dos meus pais, do tempo que eu era menina e morava lá no sertão de Alagoas..."




 
 

E ó...a imagem veio daqui.

28 comentários:

18 de outubro de 2009 às 21:03  

Entendo o que quer dizer, Aninha...
Mesmo as fotos não serem de uma casa brasileira, ela tem a nossa carinha mesmo...
Mas eu penso que -graças a Deus!rs- hoje em dia é tudo de todo mundo, sabe?!
Tanto na moda, nas artes, na decor...hoje vale tudo!
Foi-se a época que todo mundo vivia padronizado!
Ainda bem, né?!
Adorei o post!
Bjos pra vcs dois! hihihi

Elizabeth Maia 18 de outubro de 2009 às 22:09  

Realmente estas cozinhas são muito brasileiras, mas são antigas do tempo em que as mulheres eram apenas donas de casa, e não haviam coifas super poderosas... do tempo que as mulheres tinha tempo para manter a cozinha linda. Hoje todo mundo poe armários para se livrar de ter que limpar a poeira e a gordura que junta em todos estes utensílios expostos. É lindo, mas no dia a dia, na correira, não rola! Mas que é lindo, e muito brasileiro, isso é! Sempre venho por aqui. Adoro este blog. bjo

Borbulhas Literárias 18 de outubro de 2009 às 22:12  

As fotos de catálogos/revistas pra mim são como roupas de passarela. Dá pra inspirar, SIM. Mas não quer dizer que a gente tenha que fazer igual. Mas eu adoro, tipo para ver um móvel um a aplicação de cores, enfim...

Mas eu vejo por aí bastante fotos de casas reais como essas, nacionais e gringas. Bem fofa essa cozinha. Arrumadinha e graciosa...

Luciana Casado 18 de outubro de 2009 às 22:20  

Menina, sabe que hoje mesmo eu estava pensando como é gostoso decorar uma casa!
Quantas opções e inspirações que nos cercam! E o melhor, nada é proibido, tudo depende do gosto da pessoa!
Eu adorei a imagem, é realmente bem brasileira! Mas nada nos impede de sonhar em ter uma cozinha bem modernoza, até porque hoje em dia vale tudo!! hehehe

Bjinhos para vcs duas!! Lu

Tamy 18 de outubro de 2009 às 22:23  

a fruteira então... tá fácil que todo o resto...

eu tbm sofro com a falta de espaço, meu ap tem 45m²... miudinho miudinho... beijos

Eliene Vila Nova 18 de outubro de 2009 às 23:38  

oi amiga
sabe concordo plenamente com vocÊ, acho que o que realmente diferencia nossas casas brasileiras das estrangeiras é a fotografia, a produção que é feita pra a bendita foto da revista,rsrs.
adorei
uma seman abençoada
beijos

Carina 18 de outubro de 2009 às 23:44  

Oi Ana!
Adorei seu blog!
Minha nova morada não é bem a casa que minha avó gostaria, mas herdei vários objtos liiindos dela! e assim, monto um cenário agradável de ser habitado e com meu jeito!
Te convido a fazer uma visitinha ao http://cacarecochique.blogspot.com
Bjo, Carina!

Kelly Reis 18 de outubro de 2009 às 23:58  

Aninha, você disse tudo!
Nada como uma casa com a nossa cara, nossa história. Me lembro das casas lá de Minas Gerais de quando eu era criança. Da roça, como dizíamos. Tão simples, mas autênticas.
Bjos queridas!

Amanda 19 de outubro de 2009 às 00:08  

Eu tb gosto de decorações mais possíveis... nem fico sonhando com provençal, vintage pq não fazem meu estilo... no dia a dia até admiro as fotos, admiro q tem este estilo, mas ... como diz meu maridex, veja tudo como foto - conceito = tá lá só para ser admirada! rs
eu gosto mesmo de casas reais! rs - tanto q já fiz várias postagens (tem no marcador) mostre sua casa - onde coloco fotos de ambientes reais da casa.com...

minha casita vai ser pequenina,por isso dale imaginação e criatividade para decorar né?
por enquanto ela ainda não saiu do papel... e se a caixa econ, não voltar esta semana eu juro q vou aparecer no jornal nacional pelada em frente a uma agencia em sinal de protesto (que ce acha?kkkkk ) brincadeirinha brincadeirinhaaaaa

Roberta Mello 19 de outubro de 2009 às 08:15  

Ana, super mega hiper concordo com vc!!Tenho passeado muito em blogs de decoração e estava ontem mesmo pensando nisso, parecia que estava vendo fotos de revista em todos blogs, gosto, gosto muito mesmo, mas gosto também de coisas mais realistas como sua sala, seus cantinhos, isso, para mim, é muito mais inspirador, beijos querida e boa semana para vc também!!

Juliana Cintra 19 de outubro de 2009 às 09:18  

Sério???
Me diz as cores que você quer e me manda teu endereço que te mando uma,vou adorar uma arte minha no quarto de vini!
Bjs

Rossy Dias 19 de outubro de 2009 às 10:39  

È isso ai,Ana.
A gente até admira,sonha com uma cadeira de design alguma outra coisa,mas a casa possivel de muitos é essa.
E é maravilhosa essas casas, né.bjuss

Susy Alves 19 de outubro de 2009 às 11:50  

Oi Ana,
Adoro seu blog, tô acompanhando desde o nascimento...rs!
Não sei se mais fofo é o jeitinho que você fala das coisas ou os comentários da Vovó.

É verdade, muitas vezes acho que na decoração falta mesmo a carinha do dono...

Acabei de criar um blog, falando também sobre isso, dá uma passadinha lá, espero você e a vovó para uma visita.
bjuss, pras duas!!!

*gil de bessa 19 de outubro de 2009 às 12:07  

Vc não poderia estar mais certa, é um tópico que me deixa muito intrigada, a questão é deixar com a nossa cara mas possível e confortável, aliás o que é a beleza se não tem praticidade? Adorei a cozinha, e cortininhas na pia, minha cara...Abraços

Paulinha do Brechó Recicle 19 de outubro de 2009 às 12:15  

Oi Aninha...Oi Vó...Oi Nenê!...Rs
Uma graça essa casa!
Simples e funcional...Já vou mudar umas coisinhas por aqui...Rsrs,
Bj

Paula

Ypsilon Yvone 19 de outubro de 2009 às 14:52  

As imagens que voce postou sobre as cozinhas são exatamente as que tento imprimir em todas as casas que eu moro (são tres).
Gosto que as coisas fiquem à mão, adoro prateleiras, ganchos, cortinha debaixo da pia, panelinhas e conchas penduradas...
Tem cara de casa de lar mesmo.
mandou bem
bjus

Saron... 19 de outubro de 2009 às 17:09  

Oi Ana, realmente o cantinho é bem brasileiro,parece aquelas casas do pessoal que mora no interior.As cadeiras, as cortinas...é simples mas lindo, é o tipico Doce lar...
Bjos e boa semana.

solange oliveira 19 de outubro de 2009 às 17:21  

Oi Ana, hj entrei no seu blog e curti acho que temos gostos bem parecidos. Brigadu pelas diquinhas. Beijos. SOL

Patrícia Martins 19 de outubro de 2009 às 19:19  

Oi Ana, vim aqui te conhecer (vi teu blog lá no Brigadeiro de colher - da Dri)!
Uma graça teu blog!
E o post: Ô verdade! Sabe uma coisa, bemm de cozinha brasileira e que tem uma recordação altamente sentimental para mim: pilão de madeira. Minha vó (de 89 aninhos, D. Pepa) é a culpada de amar um pilão. Qdo criança eu adorava raspar os temperos ou até mesmo alho com sal e lamber o dedo! hahhahahah (ps. faço isso até hoje) risos
Beijo Beijo
Tri

Janete Pinho 19 de outubro de 2009 às 21:13  

Oi Ana,
O que mais gosto nos blogs de decoração, é quando encontro imagens de ambientes que me faz pensar: isto é possível na minha casa. Realmente aquelas imagens maravilhosas inspiram mas ficam na mesmice de uma revista Casa Cláudia - aquela coisa para olhar e sonhar (mas nada contra, eu até assino a Casa Cláudia tá, mas falo que pra mim, é igual a revista Play Boy é para os homens - para olhar e babar...).
Adorei o post. Ah! Obrigada pela visita e volte sempre.
Beijos
Janete

Ana Rosa 19 de outubro de 2009 às 21:27  

Adoro ambientes rusticos e campestres, esses do interior do Brasil. Minas Gerais e toda a região Nordeste.
Vida simples, sol na terra, natureza. existe algo melhor, bjs.

Maris 19 de outubro de 2009 às 23:28  

Ana, desculpa o sumiço, tava meio atribulada com os estudos!!! Como tá o Vinícius????
Adorei o post, viu???? Seu blog tá cada vez melhor!!! Quanto as fotos, me senti entrando nas casas que frequentei na minha infância, aquele jeito de casa de vó!! Tudo arrumadinho e com o jeito da dona!!!!
Se der, dá uma passadinha no blog!!!!
Bjosssssssssss!!!!!!

Dani Malini Noé 20 de outubro de 2009 às 09:02  

Ei Ana, sabe que eu adoro esse estilinho, achava q eu fosse cafona, pq gosto de muito tuti-fruti na minha cozinha...rs..
Dá trabalho manter tudo sempre em ordem, eu confesso. Mas o prazer de ter uma cozinha aconchegante compensa as horas semanais gastas com a arrumação, tiração de pó e tals...
Enfim, adorei seu post e jah sou sua seguidora!
Sua casa é linda, e a história da sua vó impactante para mim.
Bjokinhas

Claudia 20 de outubro de 2009 às 12:20  

Adorei o post e concordo com cada linha. Vejo coisas muito bonitas pela internet, mas na maioria das vezes, acho que não combina comigo. E por isso, quase nunca publico as tais fotos, só imagens da minha casa e das minhas coisas mesmo.

beijos

Te linkei, tá?

Unknown 25 de outubro de 2009 às 00:23  

ADOREI O BLOG!!!!vOU TE SEGUIR!!PASSA NOS MEUS PRA CONHECER, PRECIOSAJOANA E CRISCRIACOISAS, VOU TE SEGUIR...ME SIGA TBEM SERÁ UM PRAZER!!bJOS

Carla Patrícia 25 de outubro de 2009 às 14:05  

Minha mãe sempre foi muito criativa, mesmo não entendendo nada de decoração... Imagino que para ver tudo lindo, limpo e arrumado, como gosta. Vendo essas imagens lembro das muitas casas em que moramos e que ela dava aquele toque de "casa da gente", mesmo sendo em casa alugada, ,colocando cortininhas e arrumando tudo com capricho...
Hoje a história meio que se repete na minha casa e na casa dela!!! Só que as casas agora são muito nossas!!!

Unknown 27 de outubro de 2009 às 15:38  

ASi Gente adorei seu blog....tanta cois bonita...diferente...vou te seguir.estou tentando montar um....tomara que fique lindo como o seu....bjinhos

Débora Buarque 14 de janeiro de 2010 às 12:51  

menina logo vi...tua vó é daqui de alagoas, por isso que ela é tão gente boa..kkkkk

eu sou de Maceió, a capital, qual o sertão dela? Pq aqui todo interior parece sertão..kkk...tõ brincando.

Postar um comentário

A Casa recomenda

Selo Vila

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP