Psicologia, coleção e bazares

domingo, 31 de janeiro de 2010



***Na revista Mente e Cérebro deste mês saiu uma matéria super interessante sobre "Psicologia para decoração" falando da relação que temos com  o nosso lar e das formas que o nosso "eu"  manifesta-se através das escolhas que fazemos de cores e objetos. Para  quem curte o assunto, super recomendo.

Um dos trechos que mais me chamou a atenção é o que segue: 

"Cada espaço possui um significado psicológico: a sala tem conotação social, das trocas, das relações; é o local onde se faz a transição entre o interno e o externo, onde se utilizam máscaras sociais na intenção de revelar aos outros quem desejamos ser. A sala de jantar carrega um aspecto formal, onde se busca a socialização da família com os seus convidados, estão implícitos a organização e as normas de etiqueta. Já a cozinha representa o útero da casa, o afeto, a nutrição, é também o espaço das transformações profundas. Os quartos são os lugares onde se sonha e onde a sexualidade pode ser expressa de forma mais livre – referem-se ao inconsciente, à subjetividade, ao corpo e aos prazeres. Sentar na cama de outra pessoa sem que haja proximidade suficiente para isso é uma indelicadeza, uma vez que o leito é um lugar de intimidade, que resguarda sonhos e segredos. Já o banheiro é o espaço do desnudamento, onde se tiram as roupas e as máscaras sociais se desfazem, tornando o indivíduo mais vulnerável, e surge a imagem do verdadeiro eu, frágil e sem artifícios."

A matéria foi escrita pelo mestre em arquiteura Glaucus Cianciardi. Quem quiser conferir na íntegra, só clicar aqui. 

***Viram a nova coleção que será lançada pela Folha de S. Paulo?? Especial Decoração e Design, imperdível. Aqui no Rio ainda encontro em algumas bancas e livrarias, mas sei que em alguns estados é complicado encontrar, então, a compra pode ser feita online. Temos duas coleções aqui em casa do mesmo jornal (uma sobre artes e outra sobre museus, por conta de marido) e garanto a vocês que a qualidade é de primeira.
***Vemos muitos "Before-After" em sites e blogs estrangeiros e admiramos, mas a maioria de nós (inclusive eu) , não temos o hábito de restaurar e reaproveitar um móvel antigo, muito menos de frequentar bazares..Apesar da matéria da revista Vida Simples ser bem antiga, (leia aqui) vale a leitura sobre a prática. Quem souber endereços em sua cidade  de verdadeiros garimpos, manda email pra gente. Daria um bom post pra todas nós.


Read more...

Troque a toalha por fitas!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Se eu usaria? Bem, usaria sim. Mas em ocasiões bem específicas, como em um aniversário com climinha mais descontraído.Imagina uma festa infantil e várias fitinhas coloridas "forrando" a mesa de doces?

Para ocasiões mais formais, not. Deixo aquela bela toalha de mesa, chiquérrima, que já passou por três gerações da família. A probabilidade de errar vai ser mínima e não corro o risco de me acharem maluca.


 

  



***Vovó anda querendo saber, que membro da 3° geração da família, pegou a toalha dela e até hoje não devolveu. 
Como assim Vovó?

Read more...

Sorteio - Almofada Crochê do Puxadinho BBB10

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Já declarei aqui o meu amor decorativo pelo puxadinho do BBB10  e que  super me chamou atenção, as almofadas de crochê que vi na telinha. Eu, que não sou besta nem nada, fiz o que todo ser humano faz na vida quando precisa saber de alguma coisa: Joguei no google " Quem fez as Almofadas do Puxadinho", rsrsrs.



Né que encontrei a prendadíssima criadora das almofadas mais lindas do momento??

A Rachel Rocha é super profissional e faz coisas lindíssimas em crochê, passem lá no blog dela pra conferir. Conversamos por email e além de ser mega simpática, me autorizou a publicar as fotos aqui na Casa e ainda   combinamos de sortear UMA almofada pra vocês.Né lindo??

Somente duas condições para participar do babado:
1°) Tem que ser seguidora do blog (tá vai, pode ser a partir de agora). Queremos fazer o sorteio entre nossas leitoras diárias, nada mais justo.
2°)Deixar SOMENTE UM comentário por pessoa nesse post, informando: Nome, email e cidade onde reside (somente no Brasil). Comentários sem esses dados não serão aprovados.

As participações serão aceitas até as 23:59 do dia 03/02. Dia 04/02 divulgaremos a ganhadora que terá até o dia 06/02 para se manifestar. Faremos o sorteio pelo Random. A almofada global e bbbzal, será enviada pela própria Rachel até o final de fevereiro ok??

E quem quiser fazer encomendas dessas almofadas lindas, coloridas e nesse estilinho todo retrô-chic de ser,  é só mandar email para Rachel : rachelcsrocha@gmail.com 





Read more...

Dúvida da Leitora e 5 tipos de criados-mudos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Oi Ana,
Simplesmente adoro o seu blog! Ai pensei por que não perguntar para quem sempre está "antenada" com decoração??
Eis o problema: Acabo de me mudar para o meu apartamento novo e compramos um cama box queen. Só que o bendito do colchão e desses mega com 36 cm. Resultado cama super alta... e eu não tenho absolutamente idéia alguma de como colocar um criado-mudo nesse caso, já que tenho espaço limitado dos lados 50 cm de um e 30 cm do outro. Você tem alguma idéia???!
Beijos
Bianca

Olha gente, eu gosto mesmo de receber esses emails, fico toda orgulhosa, mas assim... não sou profissional ta? Não sou decoradora, arquiteta, paisagista, nem muito menos vivo antenada, viu Bianca? Hahaha. Eu SOMENTE tenho um blog daquilo que gosto e fica fácil falar no dia a dia sobre essas coisas, mas é tudo baseado no "pitaco" amador mesmo, pelamor! 

Mas já que a Bianca perguntou se tenho alguma idéia, tenho sim.


O mais coerente no seu caso é  dispensar o criado-mudo, já que o espaço é pequeno, e colocar duas luminárias-pendentes, como na foto (mas não, tipo as da foto, são exageradas. Só pra exemplificar ok?), você irá ganhar espaço, não deixando o quarto super apertado. Os outros itens que iriam para as mesinhas, você poderá colocar em um outro móvel, numa cômoda, talvez.



Outra possibilidade é correr em uma marcenaria e mandar fazer, sob medida as suas mesinhas. Mas, de qualquer forma, tem que ser algo simples neah? Como já serão mais altas que o habitual (por conta do modelo da sua cama), se exagerar no móvel, ficará feio. Melhor optar por  mesinhas discretas.



Mas se você for uma pessoa cute-cute e tiver um marido que não ache pisca-pisca de natal coisa de boiola (aff,  tem homem que é assim), que tal colocar na parede onde fica o espelho da cama para iluminar o quarto? Livros, relógios, controles, podem ficar em uma mesa retangular comprida (quase do mesmo tamanho da cama) em um dos lados que você têm disponível como citou no email.
Ai, gostei disso.






Agora toques básicos pra geral (oi? sou malandra, falo "pra geral")...

Nada de colocar uma parafernalha na mesinha, menos é mais.Algumas coisas são prioridades, como um abajur e um relógio, sempre. Depois escolha um ou dois itens secundários e ponto final. Ah, livros, sempre meu povo, porque a gente não pode viver só de blog viu?

E pra quem tem espaço nas laterias do melhor lugar do mundo (sua cama, não é mesmo?), fica aqui algumas inspirações para todos os gostos e estilos:



Básico

Romântico




Clássico


Cottage



















Exótico















Tem dúvidas também e quer pitacos da minha cabeça doida? Manda email ou vai no formspring.me e pede  com carinho, me jurando amor etreno, que a gente faz a sua postagem.

Imagens: Better Homes and Gardens


***Vovó sabe bem o que fica em cima de seu criado-mudo.Pediu pra abafar o caso!

Read more...

UseDesign

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Objetos bem a cara da vovó, estão ganhando novas utilidades e visual nas mãos do artista plástico italiano  Luca Scarpellini. Materiais descartados são recuperados e modificados, ganhando um toque especial com a pintura forte que o moço faz..Virei fã.








 

 



Veja outras produtos no site UseDesign
Fotos: Flickr

Read more...

Silhuetas da família

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vasculhando minhas imagens, achei estas que estou guardando para servirem de inspiração para um projetinho ainda não executado, assim como tantos outros, pra variar, por falta de tempo e disposição na minha vida pós parida (Alias, quem me segue no Twitter, acompanha meu dia a dia atrapalhado e acaba lendo coisas como "Levando a babá eletrônica pro banheiro", não me sigam,rs).




Apesar de algumas pessoas serem super profissas na arte de fazer silhuetas apenas com papel e tesoura, no olhômetro, a gente aqui é bem mais humilde e pensa em fazer imprimindo uma foto dos perfis da família (meu, do marido, do Vini e da Flicka) no tamanho desejado e depois cortar no papel contact preto, colar no papel cartão e colocar numa moldura honesta. Pegou, pegou???
Desde manhã que procuro um vídeo no youtube que ensina o passo a passo, já vi, mas não estou achando, saco! Se achar, volto aqui e edito o post, prometo.










 Super lindo neah??

*** Pensei em fazer a silhueta da D. Edite, mas aposto que ela não deixará, vive reclamando que o nariz ta apontando pra baixo.

Imagens daqui.

Read more...

Catálogo Rice + TOC + Faça você mesmo.

domingo, 24 de janeiro de 2010



Quem nunca desejou, ao menos, uma colher colorida da Rice que atire a primeira pedra. A loja dinamarquesa que faz sucesso pelo mundo inteiro e deixa-nos, pobres ralés mortais do subdesenvolvimento,
babando na sarjeta, lançou o catálogo verão 2010 (Não sei ao certo quando foi lançado mas só vi hoje).Não vou mostrar as imagens porque o bom é conferir você mesma, página por página.

E desde pequena tenho uma mania medonha de escolher as coisas que quero e saio marcando em encartes promocionais e catálogos de lojas, mesmo que não vá comprar nada. Então,  lá fui eu e meu TOC fazer isso online, mas como a vontade era marcar tudo, resolvi eleger a peça mais cobiçada por minha pessoa:



Eu seria mais feliz com um desses, pronto.

Mas continuando...

Em minha análise minuciosa das novidades da loja,  encontrei umas coisinhas que não são tão novas assim, não para as crafts brasileiras, objetos que podem ser facilmente confeccionados por nós.
Exemplos??

1. Não sei vocês, mas eu AMO forrar caixinhas de MDF com tecidos. Colocar uns botões em cima é moleza.

 

2. Comprar umas molduras baratas de porta retrato, pintar ( A Viviane do De(coeur)ação, ensinou aqui) e sobre um tecido de bolinhas colar a sua foto escolhida, também não tem mistério.
 



3.Confeccionar umas almofadas coloridas com fuxicos. Bem, elas são lindas, fáceis de fazer e dispensam qualquer ida a Dinamarca.





***Vovó prometeu fazer as almofadas pra mim e eu prometi fazer a caixa de costura pra ela. Quem quer nos presentear com os porta retratos?? #abusadas

Read more...

Porta pregadores

Olha que porta pregadores de roupa mais bonitinho. Via Casinha Linda, quem quiser o molde é só ir lá e pedir o molde. Owww.






Read more...

Resultado do Sorteio provence Dona mix

sábado, 23 de janeiro de 2010

E a ganhadora da arandela provence Dona Mix é:





LETÍCIA BRAZ. 

Parabéns querida, entrarei em contato por email e você terá uma semana para se manifestar, caso contrário, faremos novo sorteio. Obrigada pela participação de todos 540 participantes,  daqui a pouco tem mais.

Quem tiver interesse em fazer parcerias com o nosso bloguito para sorteios é só entrar em contato por email ok? Será mais que bem vindo e as nossas leitoras agradecem!!! 
acasaqueaminhavoqueria@gmail.com

Read more...

O Puxadinho do BBB

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Eu assisto o BBB e ponto.
O melhor dessa edição???
O puxadiiiiinho!!! É, na verdade, um  loft, com sala, quarto, cozinha e banheiro.
Agora pessoas, expliquem:  Que decoração linda e cut é essa heim? Toda inspirada nos anos 50, 60 e 70, enfim, toda retrô.
Os móveis da sala com pés palitos são lindos. Os tons pastéis, super mulherzinha. As almofadas merecem atenção especial, pra quem assiste, presta atenção na hora do programa, lindas. Os eletros e utensílios da cozinha...vicheeee, são de boneca.Quero expulsar toda essa gente, me desfazer dessas câmeras e  me mudar pra lá.




***Vovó conta que, há uns anos atrás, sua casa tinha móveis bem parecidos e que vai assistir ao BBB só pra matar as saudades.

Read more...

"Quem a meu filho beija a minha boca adoça"

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Essa postagem já era pra ter sido feita desde sempre. Mas como já dito e conhecido por todos, sou uma songa monga no quesito " Meu recém nascido pode tudo". Não, ele não pode...AINDA. E a mãe aqui esperando ele  fazer poses e segurar presentinhos...
Daí que fui esperando a condição ideal pra fotografar ele com os mimos que tinha ganho das amigas blogueiras e tuiteras, e  essa condição (acenando, mandando beijos e garganhando) não rolou, claro!
Criei vergonha na minha cara lisa e resolvi postar assim, ao natural (mas nem tanto), com a posição que ele se sentiu confortável, com o rostinho do momento e  ponto final, porque fotos sem ele também não vale, sou exibida.

Vamos lá:

Móbile de passarinhos
Da queridíssima tia Marisa Pimenta. Sabe quando você gosta de alguem simplesmente por ela existir? Ela é a simpatia em pessoa, me faz bem e é sempre presente em minha vida, deixando palavras de carinho. Mandou esses passarinhos pra cuidar do pequeno e pra fazê-lo sorrir com o colorido da sua arte.
Ela tem site com todas as suas prendisse pra vender, tudo lindão, clica aqui.



Kit Higiene.
Da tia Margaret, nega baiana, rainha do craft, que cismou e fez!!! Veio despachado de  jegue com GPS, de Salvador até o Rio, hahahaha...Nem adianta querer um também, a bicha é tão abusada que diz logo " É exclusivo".




Chá, bombons, biscoitinhos, mimos...Tênis fashion.
Tia Flavitha ( @flavinhajlpm), nos presenteou no meio de uma tarde estressante, com esse caixinha cheia de gostosuras. Me deliciei e o Vinícius vive babando nesse paninho de boca (literalmente, rs). Como se não bastasse, a minha irmã adotiva (a mãe dela me pegou pra criar aqui no RJ), deu de presente de natal os tênis mais "gente grande" do mundo dos bebês.







Body Twitter e mais outras roupinhas
A Tia Mari (@cinemari), levou na maternidade um conjunto pagão lindo e um casaquinho de respeito, que não estão no post porque não entram mais na criança e fiz doação pra outras que precisam, viu tia Mari? E esse body heim  minha gente? Ganhamos em um dos encontros das tuiteras cariocas da turma da barriga. (bem, não sou carioca mas o Vini é, estamos dentro,rs).



"Tuelho" e meinhas
Presentes da tia Nana, feitos por suas mãos arteiras, que alem de cozinhar super bem, andam fazendo fofurices bebezais. Clica aqui e conhece o trabalho dela,  ela aceita encomendas heim?






Porta-retrato-treco-carinho
Da tia Lu Brasil, minha ídala absoluta. Amiga que  admira meu umbigo e meus braços finos como ninguem. Que me socorre a qualquer hora do dia e da noite com as minhas dúvidas de mãe de primeira viagem, ainda aluga o marido adeeevogado pra me aconselhar em problemas jurídicos. Nessa minha saga de tirar fotos perfeitas do bebê segurando os mimos, a primiera foto saiu um desastre; Vini com 15 dias de nascido, sua blusinha de feira e seu pescoço caído. Na segunda, a mãe foi um pouco mais consciente e apoiou o menino direito, olhem que ele ate colocou a mãozinha pra segurar o porta-carinho.Muah (by Lu).

.


Body e bolo de rolo
A tia Priscila (@pridsm), no meio de umas tuitadas, me viu falando que estava morrendo de vontade de comer bolo de rolo. Mandou um pedaço enoorme pra mim lá do Paraná e ainda presenteou o pequeno com esse body branquinho.Tem como ser mais paparicada que isso? Not!!




Livros e ursinho
A dona do sorriso mais grandão do mundo, a tia Tathy (@tataianapassagem), enviou dois livros maravilhosos: um que fala sobre as mudanças que ocorrem com a gente quando somos mães e outro, de emocionar meu coração mole, com as 500 melhores coisas em ser mãe. No final do ano,  a bicha veio lá de Brasilia para o Rio e trouxe um ursinho fofinho pro Vini, que já batizamos de Vitinho, nome do filhote mais velho da Tati (Victor), que vai ensinar ao Vinícius como ser a criança mais educado do universo.Amo.

 

Sling
As queridíssimas Lu Sabbag (@lucianasabbag) e Aline Almeida , da Agência Ketchum, mandaram um sling liiindo da Pampers, feito exclusivo para blogueiras, um luxo.Ainda estou treinando com o Vinícius, mas nem preciso falar se ele gostou neah? Tá na cara do garoto.

 



E o mural cheio de cartões e palavras amorosas...Quero agradecer especialmente a Ana Paula, por nos enviar um cartão de natal liiiindo, todo personalizado, cheio de carinho.




E depois de tudo, só temos uma coisa a dizer : Obrigada titias, carinho pouco é bobagem. Amamos...

Read more...

Costurando...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tenho uma alma costureira que se debate dentro de mim , que mexe e saculeja meu cuerpo todo, nem conto...
Tudo bem que meu marido vai todos os dias trabalhar com uma perna da calça maior que a outra, mas quem se importa com isso? Ele nem liga, digo ao moço que é tendência da estação.



Até tinha pedido uma máquina de costura no meu aniversário, pra libertar essa alma das agulhas, mas mudei de idéia, porque quero dedicação exclusiva as linhas e tecidos, assim como quem estuda pra passar em concurso público sabe? Agora tenho outros projetos com mais prioridade, fica pro próximo ano.
Mas enquanto isso, a gente vai organizando a mente e pensando como será esse cantinho amado neah?Não custa.

Pode ser em um móvel, numa estante verde como esta:



Em uma mesa-bancada, onde tenha espaço suficiente pra reunir todas as fontes de expiração:

 

 Ou em um cantinho bem miúdo da sua casa, igual ao que a Elisa fez na dela...



Importante também é não enrolar os carretéis, linhas misturadas é um "Deus nos acuda", a ideia abaixo é uma "coisa" de tão prática:

 

Se tiver espaço, setorize! Tecidos em armário só deles, mesa pra cortar, mesa pra passar...painel de tesoural, mural. 



***Vovó costurou a vida inteira, durante um tempo, ganhou a vida assim. Hoje, só costura seus vestidinhos, como já dito e mostrado aqui (foto). Acha um absurdo Leo cruzar as pernas e a bainha da calça chegar quase no meio da panturrilha.

Read more...

A Casa recomenda

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP